Um pouco da arquitetura em 2019. Tendências e a evolução

O mundo mudou e nós já percebemos disso.

 

 

Mas o que também é bom saber é como a área de arquitetura, urbanismo e construção também tem respondido a essas mudanças.

O consumidor, ou seja, as pessoas, são o centro da vida, de projetos e objetivos. Os recursos tecnológicos e digitais disponíveis nos fazem viver de forma integrada – a tudo. E conceitos importantes como interatividade, colaboração e compartilhamento viraram sinônimos de nossa era e, mais d que isso, são ações cada vez mais praticadas por todos.

Toda essa forma de pensar e viver tem tido reflexo em várias áreas que resultam em produtos e serviços modernos e que promovem o que mais queremos e valorizamos hoje: experiências. A arquitetura tem voltado seus projetos à integração de espaços, às funções do design para que os ambientes facilitem a utilização e as experiências. Não é muito bacana?

Vejamos, então, algumas das tendências que ditarão o desenvolvimento de produtos na arquitetura em 2019. Aproveite e escolha a sua preferida.

Tendência 01

A escala residencial se reduz mesmo. Os apartamentos e casas assumem tamanhos menores, mas com sofisticação e conforto dos maiores. Projetos de Lofts, studios e flats são cada vez mais realidade nas cidades no Brasil.

Tendência 02

Arquitetura Inclusiva: “Cada vez mais projetos de primeiro nível para uma população diversa.” Aumentam as buscas relacionadas com a arquitetura para a terceira idade e portadores de necessidades especiais.

Tendência 03

Desenho urbano e gestão de recursos: cidades mais verdes e coletivas. Recursos naturais como a água e o solo são alguns caminhos para as cidades. A questão sustentabilidade ambiental passa pela importância da economia e reuso de água e energia e de habitações menos adensadas (metragem construída em relação ao tamanho do terreno).

Tendência 04

A Reciclagem de espaços e usos adaptáveis: uma tendência à renovação e reabilitação de espaços sem utilização. A discussão da sustentabilidade passa também por reformar e recuperar com maior frequência. Em vez de abandonar espaços e seus resíduos de construção, a tendência de reutilização chega também nos prédios, balcões e casas. Um movimento que já temos visto acontecer nos centros das grandes cidades, que sofreram a migração do fluxo comercial para outras localidades.

Tendência 05

O foco colocado nos detalhes e nas técnicas e materiais locais, associado à consciência ambiental. Valoriza-se os materiais, o serviço e a cultura de uma região e cultiva-se o cuidado, a preservação e manutenção dos recursos.

Tendência 06

A Casa do Futuro: Robótica e Automatização para a vida doméstica. AI (artificial intelligence), IOT (internet of things) chegam em nossas casas para tornar a vida mais prática e confortável e para que não percamos tempo.

São muitas as tendências que melhoram o olhar da construção e o resultado de nossos empreendimentos. E nós chamamos isso de evolução.

 

 

Se você quiser ler mais sobre isso, veja em nossa fonte: Archdaily. 
Entre em contato